O que é bluetooth - Aprenda a Usar Corretamente!
3111
post-template-default,single,single-post,postid-3111,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive
 

O que é Bluetooth – Aprenda a Usar Corretamente!

o que é bluetooth

O que é Bluetooth – Aprenda a Usar Corretamente!

O QUE É BLUETOOTH – A tecnologia sofreu uma evolução nos últimos tempos e com isso começaram a surgir novos aparelhos com inúmeras funcionalidades. A fim de permitir que eles tenham uma comunicação sem precisar de fio nasceu o bluetooth.

Essa tecnologia permite que os tablets, Smartphones e computadores, por exemplo, conseguem trocar dados entre si e consigam se conectar com teclados, impressoras, fones de ouvido, caixas de som e demais acessórios utilizando as ondas de rádio.

A ideia é que esses dispositivos tenham uma ligação mais rápida, descomplicada e que não seja necessário utilizar os cabos. Assim, basta que um esteja próximo ao outro para haver a comunicação.

Mais, O que é bluetooth?o que é bluetooth

O bluetooth trata-se de um padrão global para a comunicação sem fio cujo consumo de energia é baixo. Ele permite que os dados sejam transmitidos entre os dispositivos desde que estejam próximos. Para que esse procedimento seja possível entre os diversos aparelhos é necessário que hardware e software tenham uma combinação.

A radiofrequência é o meio de transmissão dos dados. Isso permite que um dispositivo consiga detectar o outro sem levar em consideração suas posições. Apenas é preciso que eles estejam próximos. Por regra, quanto mais próximo estiverem melhor é.

Para que o bluetooth atenda a todos os dispositivos seu alcance é dividido em três classes:

  • Classe 1 – o máximo de potência é 100mW que alcança até 100 metros;
  • Classe 2 – o máximo de potência é 2,5 mW que alcança até 10 metros;
  • Classe 3 – o máximo de potência é 1 mW que alcança até 1 metro.

A classe que é mais utilizada é a 2, pois boa parte dos dispositivos trabalha com um alcance que vai até 10 metros. Ainda existe a classe 4, mas ela é destinada aos dispositivos cujo consumo de energia é muito baixo. Sua potência é 0,5 mW e seu alcance é em torno de meio metro.

De acordo com esse índice, um aparelho que tenha bluetooh pertencente a classe 3 consegue se comunicar com outro numa distância inferior a 1 metro. Pode parecer que essa distância é inutilizável, mas para conectar um fone de ouvido ao celular que está guardado no bolso é mais que o suficiente.

Vale salientar que dispositivos pertencentes a classes diferentes conseguem se comunicar sem problema. Afinal, somente é preciso respeitar a distância do aparelho que possui um alcance menor.

Já a velocidade com que os dados são transmitidos no bluetooth é considerado baixo. Isso porque na versão 1.2 o máximo que sua taxa alcança é 1 Mb/s. A versão 2.0 é 3 Mb/s. Apesar dessas taxas serem baixas elas são exatamente o que é preciso para que a conexão seja satisfatória.

Mas a busca para alcançar velocidades maiores é uma constante. Uma prova disso é a versão 5.0 que tem capacidade para atingir taxas de transmissão de até 50 Mb/s.

Versões do bluetooth

Essa tecnologia está evoluindo permanentemente e isso faz com que suas especificações mudem e que novas versões surjam com o tempo. Isso não é para menos, afinal, sempre aparecem novas necessidades. Por isso, vamos falar um pouco das versões que o bluetooth possui.

Bluetooth 1.0

É a primeira especificação dessa tecnologia. Por isso, os fabricantes encontravam dificuldade para operar entre os dispositivos por meio do bluetooth.

Bluetooth 1.1

Em 2001 no mês de fevereiro essa versão foi lançada com a solução dos problemas encontrados na versão anterior.

Bluetooth 1.2

Em novembro de 2003 ocorreu o lançamento dessa versão que permite uma conexão mais rápida e uma proteção melhor contra as interferências.

Bluetooth 2.0 + EDR

Em novembro de 2004 essa versão surgiu com aperfeiçoamentos importantes na sua tecnologia. Um exemplo é a diminuição no consumo de energia e aumento da velocidade de transmissão dos dados.

Bluetooth 2.1 + EDR

Seu lançamento aconteceu em agosto de 2007 tendo como principais destaques melhoria na segurança e gerenciamento melhor do consumo de energia.

Bluetooth 3.0 + HS

Abril de 2009 foi quando aconteceu seu lançamento com taxas altas na velocidade de transmissão de dados.

Você esta lendo: O que é Bluetooth – Aprenda a Usar Corretamente!

Também vai gostar de ler: Quando Usar Faróis de Neblina, Milha e Auxiliares

Bluetooth 4.0

Dezembro de 2009 essa versão do bluetooth surgiu tendo como principal diferencial exigir menos energia quando o dispositivo encontra-se ocioso.

Bluetooth 4.1

Surgiu no fim de 2013 e é considerado uma revisão do bluetooth 4.0. Nessa versão a economia de energia ganhou uma importância ainda maior.

Bluetooth 4.2

No fim de 2014 essa versão foi apresentada com diferenciais importantes como um suporte pleno ao IPv6, por exemplo.

Bluetooth 5

Oficialmente ele foi apresentado no fim de 2016. Essa é uma versão que permite que os dispositivos consigam se comunicar nas distâncias que superem os 40 metros.

Esse é um grande diferencial, pois a média dos padrões anteriores é até 10 metros mesmo sendo possível ter um alcance para distâncias maiores. Além do mais, sua velocidade de transmissão de dados passou dos 24 Mb/s para 50 Mb/s.

Resumindo…

O que é Bluetooth? Bom a maneira mais simples de resumir tudo que você viu acima é que o bluetooth é uma ótima ferramenta para transmissão de dados, e desde o seu uso na vida moderna foi possível evoluir outras tecnologias semelhantes.

Gostou do artigo? Você agora sabe o que é bluetooth? Então aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais.

 

No Comments

Post A Comment